Dicas e noções para gerenciar melhor o seu estoque

Um dos segredos do sucesso de um comércio, é um bom gerenciamento do estoque, isso porque um estoque mal gerido acarreta dinheiro empatado ou clientes sem produtos. Assim, para os gestores de pequenos comércios, organizar o estoque deve ser uma das prioridades para controlar e monitorar todos os itens.

 

Entendendo e atendendo ao cliente

A partir do momento em que as mercadorias são organizadas, você consegue oferecer um melhor atendimento ao cliente, sabendo ao certo quais produtos estão disponíveis e aqueles que precisam ser comprados.

 

Simplifique as coisas

Por meio de planilhas, por exemplo, ou de um sistema de gestão, você pode realizar um checklist do seu estoque. O que isso quer dizer? Significa que você definirá detalhadamente a quantidade de cada produto, além da cor e do tamanho. Nesse mesmo checklist é possível organizar quais produtos precisam ser repostos e com qual frequência.

 

Planejamento

Conforme organiza as suas mercadorias e as disponibiliza ao público-alvo, você é capaz de descobrir a demanda por certos produtos. Para um comércio pequeno, é muito vantajoso planejar prazos curtos com os fornecedores, para que os itens sejam entregues semanalmente, por exemplo. Assim, o seu estoque diário estará sempre cheio.

 

Estoque é estoque, e só estoque.

O estoque precisa de um lugar só dele, com controle de quem entra e sai, arejado e adequado aos produtos. Isso evitará perdas e desperdícios. Além do mais, fará com que os clientes só tenham acesso aos itens já expostos a eles.

 

Desove o que encalhou

Na maioria dos comércios, sejam pequenos ou não, é muito comum que existam produtos parados, que simplesmente não conseguem ser vendidos. Quando você armazena melhor as mercadorias, consegue reparar naquele item que não tem mais procura, e assim, consegue criar estratégias para se desfazer deles.

 

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *